PLANO DE CULTURA DO ACRE


O Plano de Cultura do Acre está em construção. Embora haja previsão constitucional do plano de cultura desde 1989, o Plano Estadual de Cultura - PEC será construído neste ano de 2012 após uma longa caminhada para estabelecer as condições necessárias para a formulação e implementação do mesmo.

A II Conferencia Estadual de Cultura realizada em 2009 apontou diretrizes para a construção do Sistema Estadual de Cultura – SISCULT, criado através da Lei 2.312 de 2010. Assim, o Plano é parte do Sistema, junto com o Fundo, a Conferência, o Conselho, o Orgão Gestor que é a Fundação Elias Mansour - FEM e demais componentes.

Em 2011 foi incluído no Plano Plurianual – PPA da Gestão Tião Viana o Projeto de Consolidação do Sistema Estadual de Cultura, no qual se previa a construção do PEC. Assim, após adesão formal do Acre ao Sistema Nacional de Cultura, o Estado foi inserido no Projeto de Apoio à Elaboração de Planos de Cultura do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, participando do 1º Seminário Planos de Cultura, realizado em Brasília no último mês de março.
A metodologia de construção do PEC permitirá ampla participação dos artistas, fruidores, gestores, consumidores e fazedores de cultura de todo o Estado. A realização do Seminário Cultura e Desenvolvimento no próximo dia 28 é o marco político de abertura do processo em questão, no qual serão abordados os seguintes temas: a) institucionalização do planejamento da Cultura; b) desafios e conquistas na construção dos planos de cultura, envolvendo as diversidades culturais; c) estágio atual do Sistema Nacional de Cultura e dos
Planos de Cultura.

Entre os meses de junho e outubro serão realizadas oficinas setoriais e territoriais em todos os municípios, em todos os segmentos, em todas as linguagens e manifestações culturais, com o objetivo de sensibilizar e envolver, culminando com a realização da III Conferencia Estadual de Cultura em novembro deste ano para validação do Plano.  Assim, o Plano de Cultura do Acre será o resultado de um longo e cuidadoso processo com a participação de muita gente, feito por muitas mãos, reunindo muitos sonhos, experimentando muitas realidades, tecendo muitas teias culturais, feitas por pessoas e instituições mobilizadas para apontar os rumos da cultura acreana para os próximos 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário